body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Transe mais: veja 10 benefícios do sexo para o cérebro e o bem-estar

Uma vida sexual ativa e saudável pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e o cérebro; confira alguns deles

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
cerebro
1 de 1 cerebro - Foto: Getty Images

Bem mais que proporcionar prazer, uma vida sexualmente ativa pode fazer bem para o corpo e para o cérebro. Além de funcionar como uma atividade física, o sexo também pode ser considerado uma atividade mental e multisensorial, que libera endorfina e melhora o bem-estar.

O neurocientista Fabiano de Abreu destaca que o sexo é uma necessidade instintiva humana que, quando vivido de forma equilibrada, traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo. “Durante o ato sexual, há uma liberação significativa de neurotransmissores como dopamina, serotonina e ocitocina, que promovem sensação de prazer, bem-estar e conexão emocional.

“O sexo estimula o sistema límbico, responsável pelas emoções, e melhora a circulação sanguínea cerebral, contribuindo para a neuroplasticidade e o funcionamento cognitivo”, acrescenta.

A saúde cerebral é fundamental para o bem-estar geral, pois o cérebro é o centro de comando do corpo.

“No contexto do sexo, um cérebro saudável potencializa o prazer, a conexão emocional e a resposta ao estímulo sexual”, reforça Fabiano.

Mesmo assim, o profissional destaca que manter o cérebro saudável envolve ainda uma nutrição adequada, a prática de exercícios físicos, estimulação cognitiva e uma vida social ativa, incluindo a sexualidade como parte do equilíbrio psicobiológico.

10 imagens
O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)
A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida
Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional
Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do <b>Metrópoles</b>, traz dicas para melhorar sua vida sexual
O sexo não deve causar dor
1 de 10

O bem-estar sexual é considerado um dos pilares da boa saúde pela OMS

Getty Images
2 de 10

O uso de camisinhas previne, além de gravidez, diversas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Getty Images
3 de 10

A atividade sexual deve ser prazerosa em todas as etapas da vida

Larry Williams/Getty Images
4 de 10

Cuidar da saúde sexual é importante para o bem-estar mental, psicológico e emocional

Getty Images
5 de 10

Diariamente, a Pouca Vergonha, coluna de sexo do Metrópoles, traz dicas para melhorar sua vida sexual

George Doyle/Getty Images
6 de 10

O sexo não deve causar dor

Getty Images
7 de 10

Pessoas sexualmente ativas devem fazer exames médicos periodicamente para assegurar a saúde

Getty Images
8 de 10

Brasileiro inicia vida sexual aos 18 anos e tem, em média, 10 parceiros na vida, indica pesquisa conduzida pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Getty Images
9 de 10

O sexo é considerado uma atividade física

Mizuno K/Pexels
10 de 10

A prática traz diversos benefícios. Queima calorias, melhora a autoestima, aumenta a qualidade do sono, diminui o estresse, colabora com a saúde cardiovascular etc

Adam Kontor/Pexels

Vida sexual faz bem para o corpo

Uma vida sexual ativa, quando devidamente acompanhada do uso de preservativos, pode trazer uma série de benefícios para a saúde.

“O sexo melhora a qualidade do sono, reduz o estresse e fortalece o sistema imunológico. Ele ainda ajuda a manter a saúde cardiovascular, favorece o controle da pressão arterial e atua na regulação hormonal”, salienta Fabiano.

O neurocientista cita que a liberação de endorfina durante o sexo também contribui para a redução da dor e aumento da sensação de prazer.

Fabiano explica que, como o sexo faz bem para todo o corpo, o cérebro é um dos órgãos mais beneficiados, mas o coração e o sistema circulatório são outras áreas que colhem grandes vantagens com o “rala e rola” frequente.

“O sexo estimula a circulação sanguínea, promove a saúde cardiovascular e contribui para a oxigenação de tecidos. O sistema endócrino é positivamente impactado pela regulação hormonal, trazendo benefícios para todo o organismo”, encerra o especialista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?