body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Leão XIV ofereceu Vaticano para negociar guerra na Ucrânia, diz Trump

A afirmação foi feita por Trump na rede Truth Social após ligação com Vladimir Putin, presidente da Rússia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado
1 de 1 Papa Leão XIV celebra neste domingo missa inaugural do pontificado - Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images

De acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Vaticano, representado pelo papa Leão XIV, “estaria muito interessado em sediar as negociações” entre a Rússia e Ucrânia. A afirmação foi feita por meio da rede Truth Social, nesta segunda-feira (19/5), após ligação com Vladimir Putin, presidente da Rússia. Até o momento a informação não foi confirmada pelo Vaticano.

“O Vaticano, representado pelo papa, declarou que estaria muito interessado em sediar as negociações. Que o processo comece!”, escreveu Trump.

O presidente ainda falou na rede social sobre a ligação que teve com Putin, também nesta segunda-feira (19/5), Segundo ele, a conversa, que tinha como objetivo negociar um cessar-fogo, “correu muito bem” e as negociações de Moscou com Kiev vão começar “imediatamente”.

“Acredito que correu muito bem. Rússia e Ucrânia iniciarão imediatamente negociações para um cessar-fogo e, mais importante, para o fim da guerra. As condições para isso serão negociadas entre as duas partes. O tom e o espírito da conversa foram excelentes”, afirmou.

Após a ligação, que durou cerca de duas horas, o presidente russo afirmou que a conversa “foi muito substancial e muito franca e, no geral, na minha opinião, nesse sentido, muito útil”. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já estaria a par de tudo que foi falado, assim como a presidente da Comissão Europeia e líderes europeus, de acordo com Trump.

Vice de Trump no Vaticano

Também foi nesta segunda-feira (19/5) que o papa Leão XIV recebeu o vice-presidente dos EUA, JD Vance, que esteve presente também na missa que marcou o início do atual pontificado, nesse domingo (18/5).

Entre os temas abordados, estava em pauta o fim dos conflitos internacionais atuais, com o desejo de que o direito humanitário e o direito internacional sejam respeitados nas áreas de conflito, na esperança de “uma solução negociada entre as partes envolvidas”.

“Durante os cordiais colóquios na Secretaria de Estado foi renovada a satisfação pelas boas relações bilaterais, e destacou-se a colaboração entre a Igreja e o Estado, assim como algumas questões de especial relevância para a vida eclesial e a liberdade religiosa”, diz nota da Santa Sé.

Quando ainda era cardeal, o papa chegou a criticar Vance através do X, quando republicou uma reportagem que questionava o posicionamento do governo de Donald Trump a respeito dos imigrantes. “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar nosso amor pelos outros”, dizia título da matéria.

Na ocasião por qual foi criticado pelo papa, o vice de Trump disse que há um conceito cristão em que você deve amar primeiro sua família, e só depois amar o próximo, a comunidade, os concidadãos e, por fim, “priorizar o resto do mundo”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?