Chá fonte de vitamina C é anti-inflamatório e tem ação diurética
A nutricionista Nathali Loyola explica os benefícios de consumir o chá, fonte de vitaminas e ativos antioxidantes
atualizado
Compartilhar notícia

Em uma semana, a coluna Claudia Meireles publicou sobre os benefícios de consumir os chás de frutas vermelhas, mastruz e de pêssego. Agora, chegou a vez de explicar o porquê a infusão de morango também deve ser ingerida. Conforme a nutricionista Nathali Loyola, a bebida à base da fruta ou das folhas de morangueiro engloba vitaminas e compostos antioxidantes.
Quanto ao chá, a especialista em modulação intestinal destaca que a bebida é rica em antioxidantes, por conter antocianinas e flavonoides, capazes de auxiliar na modulação da resposta inflamatória e combater o estresse oxidativo. Outro potencial da infusão envolve a ação diurética. “Melhora a imunidade por ter vitamina C e E, retarda o envelhecimento precoce e ajuda no alívio da tensão pré-menstrual, TPM”, comenta Nathali.
“Tanto a fruta quanto as folhas de morangueiro trazem na composição flavonoides, vitamina C e ácido elágico, que é um fenólico antiviral e desintoxicante”, acrescenta a nutricionista. Ela frisa sobre o chá de morango integrar as vitaminas do complexo B, que contribuem para o equilíbrio do metabolismo e hormonal. Já a vitamina K, também presente na infusão, ajuda na melhoria da manutenção óssea.
“O uso regular do chá de morango tende a trazer vários benefícios para a saúde, principalmente em pessoas com problemas de digestão lenta, TPM e baixa imunidade. Quem tem baixa resistência à insulina também precisa consumi-lo”, orienta Nathali Loyola. Ela pontua que pessoas sem essas condições devem tomar a infusão a fim de “fortalecer a saúde”.

Modo de preparo do chá
- Caso queira usar as folhas de morangueiro, irá encontrá-las em lojas de produtos naturais.
- Para fazer o chá, use uma colher de sopa de folhas secas para 250 ml de água.
- Espere a água atingir o ponto de bolhas. Não deixe ferver.
- Em seguida, adicione as folhas e deixe em infusão por cinco minutos.
- Tampe para maior absorção.
- Se for usar a fruta no preparo do chá, não esqueça de higienizá-la.
- Corte os morangos e ferva tudo em 250 ml de água.
- Após ferver, coloque em infusão por 10 minutos.
- Antes de tomar, coe.

Recomendações
A nutricionista indica nunca adoçar o chá para “não diminuir as propriedades fitoterápicas”. Ela avisa que o uso excessivo da bebida oferece riscos à saúde. “Não ultrae a ingestão de três xícaras por dia e procure um profissional habilitado para te auxiliar no consumo”, aconselha.
“Mesmo que seja natural, nem todo chá é para todo mundo”, argumenta Nathali. Ela enfatiza que pacientes com hipersensibilidade do tipo I e quem tem predisposição a cálculos renais devem evitar a ingestão do chá de morango. Pessoas que fazem o uso de anticoagulantes orais também precisam ter cautela ao consumir a infusão.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.